A SUSANA

Fascinada pela diversidade nas formas de ser e estar e na singularidade de cada um, é numa linguagem mais documental que assenta o seu trabalho. Para evitar interferir na dinâmica familiar a Susana foca a sua atenção no planeamento antecipado, de forma a poder assegurar que capta o que valoriza na vida: o direito à expressão da nossa individualidade, a emoção sem censura, o sentido de humor, o amor e a cumplicidade.

PERCURSO PROFISSIONAL

Licenciou-se em educação de infância e após 9 anos de um contacto riquíssimo com a espontaneidade da criança, a fotografia entra, então, irremediavelmente na sua vida. Estuda fotografia na Oficina da Imagem e na ETIC e destaca no seu percurso os workshops com Joel Santos, Susana Paiva e Luís Afonso. Estudou e explorou a temática da natureza do ser humano e desde que fez formação de doula que nunca mais parou de se maravilhar com as histórias das mulheres com quem se cruzou enquanto doula ou fotografa de parto.

A formação de doula vai muito além da consciência sobre as necessidades básicas da mulher em trabalho de parto e sem dúvida que lhe trouxe o à vontade para saber estar em contextos que requerem descrição e cumplicidade, seja em cenário de parto como nas diferentes dinâmicas familiares.

A leveza da fotografia reflete a pureza da presença da Susana. Um olhar pleno de emoção, com a capacidade de fazer transparecer a Alma através de um clique. A verdade da essência é palpável. E sentimos o amor e respeito pelo nascimento, pela vida e a verdadeira linha guia de quem gosta do que faz. Cada fotografia é um pedacinho da essência, pejado de significado. Obrigada por este olhar e por eternizares momentos tão e só nossos!

Sílvia Borralho

Quis o destino proporcionar-nos este encontro. O profissionalismo, a sensibilidade e a criatividade traduziram a experiência em momentos divertidos e únicos. Ser mãe e ter o registo de um olhar cheio de luz que aquece o coração e nos ilumina é mágico. A Susana desenha com amor e eterniza o que mais precioso temos: vida.

Rita Correia

Sem palavras! O trabalho da Susana é totalmente indescritível! Quando vejo uma máquina não consigo evitar pousar para a foto, ou, pelo menos, sorrir… e a Susana conseguiu tirar-me fotografias fabulosas… com uma magia, com uma naturalidade… lindíssimas! O seu trabalho é realmente indescritível! O que passa pela lente da Susana torna-se mágico. Obrigada Susana por gravares para sempre estes momentos e memórias com a fotografia. Belíssimo! Obrigada.

Ana Catarina Sequeira

A fotografia é a memória exterior, reflectida através de imagens que se desejam fiéis e tradutoras de um sentir, mais do que um estar. A Susana é uma tradutora do sentir através da imagem. A sua sensibilidade e presença fazem dela uma observadora exímia e genuína do conteúdo do momento. Colocar em pausa os movimentos da vida. O olhar instintivo e simultaneamente analítico do que passa e que queremos para sempre registar.

São Castro

Não houve flashes…não houve intervenção, não houve exposição propositada para tirar aquela foto, daquele ângulo…e o que temos é um registo maravilhoso de um evento transformador da nossa vida registados por alguém que dá tanto de si em cada disparo. E as fotos não podiam ter retratado melhor aquele momento sem artifícios, fotografado por quem põe empenho e dedicação no trabalho que faz, que é sensível, atenta e sabe como estar. Foi afinal parte da equipa que nos acompanhou antes e durante o parto. Muito obrigado, Susana, por teres partilhado este momento connosco!

Brígida & Mário

A Susana foi uma linda conexão que nos foi agraciada durante a decisão de registrarmos o nascimento da nossa filha. No dia em que a bebê chegou, mal pudemos identificar a presença da Susana entre nós, com sua câmara silenciosa e seus movimentos imperceptíveis. Nada do que imaginamos ficou de fora. Cada detalhe especial desse momento único para a nossa família – as fotos, o vídeo, as conversas que tivemos, a integração com a nossa essência familiar, tudo foi além das nossas expectativas. Só podemos agradecer por tamanho carinho e percepção de cada detalhe que agora está gravado para sempre e da forma mais bonita.

Dane & Giuliano

A Susana tem um dom! O dom de captar e transmitir o momento, a essência, a luz e a beleza das coisas. Seja na dança, seja em momentos intensos como o nascimento de um bebé, seja em qualquer outro cenário, ela resgata a magia de uma forma totalmente única e essencial.

Antonella Vignati

Susana! Wow! We’ve just watched the video and so much emotion… and so much beauty! Thanks a lot! We really Thank you! We are eternally grateful for having you at the birth of our first baby cause it is a memory for life and a really beautiful one and super well done with all the little details. I also loved that I’ve got to see how the living room was, that I’ve never got to experience as i never left the bedroom.

Mar & Romain
error: Content is protected !!